Hoje, dia 5 de junho, comemora-se o dia do meio ambiente.
Nós acreditamos que a atenção e o cuidado com o meio ambiente devam ser práticas constantes dentro de qualquer empresa, seja qual for o setor. Porém, no ramo da construção, sabemos que o impacto ambiental não é pequeno.
Por isso, tomamos como hábito aproveitar a oportunidade da data para pensar mais intensamente, ano após ano, sobre quais tem sido nossas atitudes com relação ao tema — e de que forma podemos sempre buscar novas melhorias.
Uma forte tendência que tem se tornado cada vez mais viável (até mesmo para obras residenciais) é a instalações de placas fotovoltaicas, um ótimo recurso para geração de energia limpa. Embora seja necessário um investimento inicial (relativo ao tamanho da obra), a proposta é de economia a longo prazo: estima-se que a redução na conta de luz possa ser de até 95%.
Alguns de nossos clientes já optaram pelo recurso, enquanto para outros o interesse é cada vez maior.
Ao lado das placas solares, caminhamos também para uma segunda tendência mundial: os carros elétricos. Neste cenário, nosso papel tem sido de estudar a viabilidade e possível aplicação de pontos de carregamento para os mesmos em projetos, tanto residenciais como plurifamiliares e corporativos. Mesmo com a já adesão de alguns de nossos clientes, o cenário ainda é de desenvolvimento — visto que a própria tecnologia é recente no Brasil.
Além disso, reforçamos a aplicação de outros recursos já habituais que também auxiliam na diminuição do impacto ambiental, como o uso de esquadrias termoacústicas com vidro duplo (bom desempenho térmico), madeira de reflorestamento e descarte correto de resíduos.
Para mais informações sobre placas fotovoltaicas:
https://blog.bluesol.com.br/retorno-do-investimento-em-energia-solar/